Benefícios do Óleo Essencial de Laranja

Benefícios do Óleo Essencial de Laranja

Óleo essencial de Laranja

A laranja é uma fruta rica em vitamina C e muito recomendada para a época do frio por ajudar a fortalecer o sistema imunitário. Desta fruta é possível obter não só sumo, mas também óleo essencial muito utilizado em sessões de Aromaterapia. A laranjeira é de origem asiática e só mais tarde foi introduzida na Europa e América. O Óleo Essencial de Laranja é extraído da casca das laranjas por pressão a frio. Existem dois: o das laranjas Doces e o das Amargas que diferem na altura em que são extraídos. O Óleo de Laranja Doce é extraído com a fruta já madura e o de Laranja Amarga é obtido com a fruta ainda verde. Mas, ainda existem outros dois tipos de óleo, provenientes da laranjeira amarga e aqui diferem de onde são obtidos. Um deles é o óleo que se extrai das folhas e o outro das flores. O proveniente das folhas é muito utilizado na cosmética e perfumaria, enquanto o último é muito mais delicado e consequentemente com um valor comercial mais elevado.


Agora que já sabes como é obtido vou deixar-te 3 benefícios e 3 maneiras de utilizares o Óleo Essencial de Laranja, também conhecido como o óleo da alegria.


Melhora a aparência da pele

O facto de ser rico em vitamina C, o Óleo Essencial de Laranja atua como um antioxidante. E por isso, é muito utilizado em tratamentos de rugas e peles secas. 

Se a tua pele é seca, experimenta o nosso Sabonete Natural de Laranja e conjuga com uma dieta equilibrada e momentos de relaxamento com aromaterapia usando o Óleo Essencial de Laranja.


Desintoxicante

O óleo essencial de laranja tem propriedades que promovem a revitalização dos sistemas circulatório e digestivo de forma a serem mais eficientes. Promove ainda a libertação de toxinas e ajuda na retenção de líquidos. É um óleo muito usado em tratamentos de drenagem uma vez que ativa a circulação e elimina a celulite.


Relaxante e Antidepressivo

Como referi acima este óleo é conhecido também como o óleo da alegria. E porquê? Quando inalamos o ar com o aroma de laranja, o nosso corpo liberta a energia acumulada e promovendo a calma e tranquilidade ajudando a lidar com emoções mais fortes. Desta forma, alivia o stress, nervosismo e depressão. 

Então, deixo-te uma dica: quando te sentires mais ansiosa ou mesmo nestes dias mais frios e de chuva se costumas andar mais triste ou sentir-te mais em baixo, podes colocar num difusor umas gotinhas de Óleo Essencial de Laranja e simplesmente relaxar.


Como podes utilizar o óleo essencial de laranja:


Difusor

Coloca 3 a 4 gotas (confere o que indica o difusor que utilizas) e água e é só ligares durante no mínimo 30 minutos.

Coloca uma música de fundo bem calma, ou uma meditação e relaxa.


Spray de Limpeza

Adoras aquele cheirinho a limpo depois de uma bela manhã ou tarde de limpezas? Deixo-te esta dica para criares o teu próprio ambientador.


Precisas de: frasco pulverizador, Óleo Essencial de Laranja e água.


Coloca no recipiente o óleo na proporção de 10 a 15 gotas por cada chávena de água. De seguida, agita bem para que fique bem misturado o óleo com a água. E está feitooo! Agora é só dares cheirinho ao ambiente.


Inalação

Coloca 3 a 5 gotas de óleo essencial de laranja num recipiente com água quente. Depois cobre a cabeça com uma toalha e fecha os olhos enquanto inalas o vapor. Ótimo para fortalecer o sistema imunológico.

 

NOTA: Alguns óleos essenciais cítricos são fototóxicos. Isso significa que eles podem causar uma reação dolorosa da pele se você os usar na pele e depois sair ao sol.

O óleo essencial de laranja tem uma baixo risco de fototoxicidade, mas deve ter cuidado se aplicar o óleo essencial diluído na pele e não utilizar durante o dia devido à exposição ao sol

 

Também podes utilizar outro aroma que gostes, descobre os nossos óleos essenciais.

 

Texto elaborado por Beatriz Parada

Voltar para o blogue

Deixe um comentário