8 Benefícios de Óleo Essencial Tea Tree (Melaleuca)

8 Benefícios de Óleo Essencial Tea Tree (Melaleuca)

Hoje trago-te 8 benefícios no uso do óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca) e como podes tirar o maior partido deste óleo.

Óleo essencial Tea Tree


Mas antes, deixa-me dar-te a conhecer de onde provém e como é obtido. É extraído da Melaleuca alternifólia, uma planta de origem australiana, país onde os seus benefícios foram descobertos. Em banhos relaxantes no lago onde caíam as folhas da Melaleuca foram fazendo notar os benefícios que o óleo pode ter. E assim se percebeu que o óleo é extraído da planta através da destilação das suas folhas. Passou a ser muito utilizado em produtos farmacêuticos e cosméticos.
As propriedades antisséticas, antivirais, fúngicas, bactericidas, germicidas e cicatrizantes fazem deste óleo uma excelente opção em tratamentos medicinais e podendo ser um ótimo aliado na produção de cosméticos naturais.

Já estás prestes a adicionar o Óleo Essencial de Tea Tree 10 ml ao carrinho? Então espera até saberes os seus benefícios!

Como já é hábito por aqui, todos os produtos ou ingredientes que trago têm uma relação grande ao cuidado com a pele e que seja benéfico para a mesma. Se és nov@ por aqui e ainda não sabes, este projeto começou com pequenas experiências de remédios caseiros e naturais para tratamento e alívio de crises agudas de eczemas.

Mas vamos lá ao foco do artigo de hoje e ver quais os benefícios deste óleo essencial de Tea Tree.

Melhora o acne
Tod@s nós ficamos com a autoestima mais em baixo quando aparece uma crise de acne ou até quando nas piores alturas decide aparecer borbulhas que saltam à vista! Se apostares no uso de Sabonetes naturais para a tua rotina de limpeza da pele vais notar melhores resultados. Ainda assim, pode não ser suficiente. Que tal testares esta mistura? Em 9ml de água junta 1ml de óleo Tea Tree e aplica entre 1 a 2 vezes diariamente nas zonas mais afetadas. A propriedade anti-inflamatória do óleo vai reduzir o crescimento das bactérias que provocam o acne.

Ótimo no tratamento de feridas
Com propriedades bactericidas o óleo de Melaleuca acelera a cicatrização e ajuda a reduzir a irritação da zona ferida. Podes adicionar uma gotinha do óleo a uma colher de sopa de óleo de amêndoa e ir aplicando na ferida até à sua cicatrização.

Rejuvenescer da pele
Quem nunca pesquisou por dicas caseiras para “atrasar” o envelhecimento da pele?! Pois, pelo menos uma vez já deves ter procurado
Então, Senhoras e Senhores, Meninas e Meninos, anotem esta:
Mistura 1 gotinha de óleo Tea Tree no teu creme facial diário e aplica após a limpeza da pele, pelo menos uma vez ao dia. Garantidamente, o conjunto de propriedades maravilhosas do óleo vão ajudar a rejuvenescer a tua pele.

Elimina o excesso de caspa
Lembras-te de como foram descobertas as propriedades relaxantes que o óleo de Tea Tree tem? Isso, banhos relaxantes (terapêuticos). Então, se adicionares um pouco do óleo ao teu champô vais conseguir acalmar a coceira e melhorar o aspeto do couro cabeludo, reduzindo a caspa.

Ajuda a tratar o pé de atleta
Sabes aquela comichão que dá no pé e que evitas coçar para não fazer ferida? Mas é tão difícil parar! Isso é sinal de fungos nos pés e no caso do pé de atleta até com medicamentos antifúngicos se torna difícil o tratamento. Contudo, o óleo essencial de Tea Tree alivia a comichão e ajuda e reduzir a inflamação, encurtando o tempo de tratamento. DICA: para meia chávena de chá de bicarbonato de sódio adiciona 50 gotas de óleo. Aplica a mistura entre uma a duas vezes por dia.

Tratamento de fungos nas unhas
Este benefício pode ser útil para ti que já tentaste inúmeros produtos da farmácia para acabar com os fungos nas unhas. O óleo essencial de Melaleuca tem propriedades fungicidas que ajudam a tratar a micose nas unhas aplicando 2 a 3 gotas misturadas com óleo de amêndoas ou coco. Coloca nas unhas afetadas e a recuperação da unha será mais rápida, uma vez que elimina o fungo que provoca a micose.

Relaxamento
Para aromaterapia, a forma de usar é tão simples e prática: só precisas de um difusor, água e 5 a 6 gotas do oléo essencial de Melaleuca. Coloca o difusor a funcionar e desfruta de um bom livro, uma meditação ou algo que te deixe relaxad@.
Se, por outro lado, adoras uma boa massagem de relaxamento, também podes adicionar umas gotas ao óleo de massagem e desfrutar.

Repelente de insetos
E se te disser que pode ser mais eficaz o uso do óleo essencial de Tee Trea do que muitos dos produtos da farmácia? Pois é! E, melhor, é ótimo para eliminar um ataque de piolhos, para além de aliviar a comichão provocada por estes parasitas. Basta adicionar umas gotas ao champô que usas diariamente e aplicar normalmente na lavagem do cabelo, massajando suavemente o couro cabeludo.

 

Texto elaborado por Beatriz Parada

Voltar para o blogue

Deixe um comentário