psoríase

Psoríase: 7 Tratamentos Naturais que te podem ajudar a aliviar/minimizar os sintomas

A psoríase é uma doença crónica, autoimune, mas não contagiosa, que surge em forma de manchas vermelhas e descamativas na pele. A sua causa é maioritariamente genética e pode surgir em situações de stress, cortes na pele, queimaduras solares ou devido ao frio e, ainda, pela toma de alguns medicamentos.

Quem tem psoríase sabe bem como é difícil de controlar e acalmar. Os locais mais comuns de ter psoríase são nos cotovelos, no couro cabeludo, nas mãos, pernas, costas. Pode surgir em qualquer parte do corpo e há diferentes tipos de psoríase.

Psoríase em Placas



Sendo uma doença crónica, não existe cura a 100% mas damos-te a conhecer 7 Tratamentos Naturais que ajudam no alívio dos sintomas.

 

Psoríase tratamentos naturais



Atenta que: Estes tratamentos não dispensam a consulta de um dermatologista ou especialista farmacêutico.

Higiene Adequada da Pele
Umas das coisas mais importantes a ter em conta, é a higiene adequada da pele. Se possível, deves optar por utilizar produtos o mais natural e suaves disponíveis. Evita os produtos que contenham químicos sintéticos ou substâncias que possam causar mais irritabilidade na pele.

Sugerimos o uso do nosso Sabonete Natural - Neem N4, que podes usar em todo o corpo. Composto pelo maravilhoso óleo Neem, um óleo proveniente da índia que tem propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas. A presença deste óleo rico em Vitamina E ajuda na redução da pele inflamada e acelera a cicatrização da pele, concedendo mais elasticidade e hidratação, conseguindo muitas vezes reduzir a comichão na pele.

Psoríase Sabonete Neem N4


Compressas de Aloe Vera
O Aloe Vera é conhecido por ser ótimo para hidratar. Seja o cabelo, a pele ou até mesmo para ajudar na cicatrização de feridas. Como tal, é uma ótima opção para ajudar a minimizar a psoríase pelas suas propriedades hidratantes, cicatrizantes e anti-inflamatórias. Corta um pedaço da planta e raspa o interior, aplica um pouco do gel numa compressa e coloca diretamente sobre a zona afetada da pele. Envolve com película aderente e deixa atuar.

Acupuntura
Sabendo nós que a psoríase pode piorar muito em alturas de stress, a acupuntura pode ser um tratamento medicinal natural alternativo. Ajuda a relaxar o corpo e por sua vez, estimula a libertação de substâncias que ajuda a eliminar a comichão e promovem a cicatrização e regeneração da pele.

Aromaterapia
A Aromaterapia pode ser muito eficaz no alívio dos sintomas da psoríase porque, tal como a Acupuntura também atua na parte emocional. Devem ser escolhidos óleos essenciais com propriedades altamente anti-inflamatórias, cicatrizantes e calmantes. Como por exemplo óleo de Camomila, Lavanda ou Óleo de Copaíba. Se utilizares algum óleo direto na pele, junta com óleos vegetais como o Óleo de Amêndoas Doces, por exemplo.

Banhos de Sal Grosso
O sal marinho contém microminerais que ajudam a aliviar os sintomas da psoríase, para além de ser aconselhado para reduzir o stress que também é um fator que estimula a doença. O banho deve ser feito uma vez ao dia, sem o uso de qualquer produto, apenas a água com sal.

Helioterapia – Exposição solar moderada
Na maior parte dos casos, a exposição solar ajuda a melhorar e aliviar os sintomas. No entanto, deve ser bastante moderada e sempre com uso de protetor solar para que não se dê o efeito contrário e acabe por queimar e agravar o grau da psoríase.

Lavagem com infusão de camomila
Tudo o que contenha propriedades calmantes, anti-inflamatórias ajudará no tratamento da psoríase. Então, a camomila não é exceção. Conhecida por ajudar na redução de ansiedade, as flores desta planta contêm um óleo essencial que diminui a inflamação da pele. Junta as flores com água e deixa repousar entre 5 a 10 minutos. De seguida, coa a mistura e deixa arrefecer. Por fim, deita a infusão sobre as camadas da pele afetadas e deixa secar ao natural. Podes repetir esta lavagem até três vezes ao dia ou após o banho.

 

Texto elaborado pela Beatriz Parada

Voltar para o blogue

6 comentários

irei apelar para os tratamentos naturais tb

nicholas

Quero comprar

José Antônio Rodrigues

Meu filho está com problema da pele a 3 anos

Telma Marta

Tenho psoríase a 3 anos e está sendo muito difícil a situação

Lucidete Santos

Eu tenho psoriese ha 34 anos, e está muito difícil controlar,ó doença complicada 😔😔

Maria Emília Almeida Dias

Deixe um comentário