Rotinas e Produtos a Utilizar conforme o teu Tipo de Pele

Rotinas e Produtos a Utilizar conforme o teu Tipo de Pele

No blog da semana passada falei sobre os tipos de pele e como conseguir identificar qual é o teu tipo de pele.

Hoje vamos falar sobre as rotinas diárias e produtos que podem utilizar conforme o vosso tipo de pele :) Espero com estas dicas conseguir ajudar a terem uma pele mais saudável e luminosa!

Os cuidados a ter diariamente são:

De manhã: Limpeza da pele + Tonificante + Hidratação (olhos e rosto) + Proteção Solar

Noite: 1ª Limpeza (Remover maquilhagem) + 2ª Limpeza + Hidratação (olhos e rosto)

Os tratamentos semanais com esfoliações e máscaras faciais ficam para outro dia!

As esfoliações faciais e máscaras quando aplicadas o mlehor momento é à noite, antes do passo da hidratação.

Vou explicar cada etapa de forma simples mas clara :) No fim deste blog post encontram os produtos que tenho disponível e que sugiro para o vosso tipo de pele.

Limpeza:

Limpar o rosto de manhã é um passo essencial para a pele. Remove o excesso de oleosidades e impurezas (durante a noite acumulamos impurezas e a fronha em contacto com a pele passa sujidade para o rosto, são 7 a 8 horas de contacto!). A limpeza da pele mantém os poros desobstruídos e deixa a região limpa e preparada para receber os tratamentos seguintes.

O ideal é que a limpeza seja correta para o teu tipo de pele. Escolher um bom sabonete é fundamental para garantir a saúde da pele. Os sabonetes Serradas não são agressivos para a pele e ajudam a manter a pele hidratada.

Aplique a espuma do sabonete no rosto, massaje com movimentos circulares no rosto. Remover com água morna. Também podem utilizar um disco de algodão reutilizável ou toalhas de rosto húmidas.

Temos vários sabonetes indicados para os diferentes tipos de pele. No final deste post encontram os sabonetes indicados para os diferentes tipos de pele.

Tonificar:

Tonificar a pele, um passo que muitas pessoas saltam mas tem uma grande importância!  O tónico ajuda a limpar e a preparar a pele para os produtos que vamos aplicar de seguida (hidratantes, séruns, máscaras e cremes de tratamento) e tem excelentes propriedades. 

O tônico ajuda a equilibrar o pH da pele, complementa a limpeza, além de ajudar a remover as sujeiras que apenas a água e o sabonete não retiram, como resíduos de maquiagem e o protetor solar.

Os tónicos ajudam a purifica e reequilibra o pH da pele, tonifica e refresca a pele.

Os tónicos hidratantes de hoje são repletos de ingredientes botânicos benéficos e nutritivos, como antioxidantes e águas florais. São absolutamente essenciais, para todos os tipos de pele e ajudam a regenerar, proteger e devolver a luminosidade da pele. 

O ideal é que o produto seja correta para o teu tipo de pele. 

As Essências de Rosas e Essências de Pepino (água de hidrolatos de produção biológica da MPL'Beauty) que temos disponíveis na loja física têm propriedades que ajudam na cicatrização da pele, antioxidantes e anti-inflamatória.

 

Hidratação:

A hidratação é a reposição ou a retenção de moléculas de água na derme e epiderme (as camadas mais superficiais da pele). Uma pele hidratada fica mais macia e radiante. Também fica mais protegida conta as agressões externas do dia a dia, que podem facilmente levar a problemas como pele seca e a dermatite. Além dos produtos cosméticos que aplicamos na pele, a nossa alimentação e consumo de água/chás/líquidos é muito importante para a saúde da nossa pele e organismo.

O creme hidratante faz uma espécie de barreira na pele, por isso é necessário aplicar os próximos produtos na ordem correta para que sejam absorvidos pela pele.

Creme de Olhos/Sérum de olhos

Os cremes de olhos/sérum de olhos são produtos mais leves e mais ricos em nutrientes. Devem ser aplicados primeiro antes dos outros produtos hidratantes para que a pele conseguia absorver todos os nutrientes do creme de olhos. 

O Contorno de Olhos Eficaz (serum concentrado contorno olhos da MPL'Beauty) que temos disponíveis na loja fisíca têm propriedades que hidratam profundamente as zonas mais sensíveis do rosto, efeito reafirmante, prevenindo o aparecimento de linhas e rugas e atenua olheiras e inchaço dos olhos. Este sérum foi formulado para tratar as duas zonas mais sensíveis do rosto: a pele em volta dos olhos e dos lábios.

Sérum Facial

Há uma grande variedade de séruns específicos para os diferentes tipos de pele. Há séruns para pele oleosa, seca, madura, com tendência a acne. Séruns para iluminar a pele, para tratar manchas de pigmentação e para nutrir a pele desidratada. Pode-se usar mais do que um sérum ou óleo. Se utilizar diferentes séruns devem aplicar primeiros os mais leves com penetração na pele mais rápida. Os óleos podem ser aplicados no fim, ou podem até ser misturados com o creme hidratante.

Os séruns à base de óleos e de extratos de CO2 são séruns muito poderosos e concentrados que fazem maravilhas à pele devido a absorção fácil e de nutrientes.

O Ilumina Sérum Facial (serum concentrado da MPL'Beauty) que temos disponíveis na loja fisíca têm propriedades que hidrata e tonifica a pele, estimula o brilho natural e rejuvenesce a pele seca.

O Repara Sérum Facial (sérum concentrado da MPL'Beauty) que temos disponíveis na loja física ajuda a equilibrar a pele, em especial as mais sensíveis, oleosas e complicadas. Limpa a pele e ataca imperfeições, mantendo-a saudável. Acalma a pele irritada, reduz a vermelhidão e ajuda a combater o acne. Uma fórmula concentrada e eficaz, que conjuga suavidade e máxima eficácia.

 

Creme Hidratante

O hidratante sela todas as outras camadas de cuidados de pele, garante que a pele fica protegida e fornece hidratação à sua camada superior. O tipo de creme que usa é ditado pela sua preferência e pela necessidade da sua pele.

 

Proteccção Solar:

A última etapa da rotina diurna é o uso do protetor solar facial. O uso associado dos antioxidantes e do filtro aumenta a proteção contra os raios solares. Além disso, é ideal que o produto tenha FPS 50, no mínimo, alta defesa contra os raios UVA e UVB. 

O protetor solar deve ser utilizado no rosto todos os dias, o ano todo. Mesmo se o vosso creme hidratante já tem protetor solar devem utilizar um protetor solar adicional.

O protetor solar vai ajudar muito a manter a vossa pele protegida e jovem durante mais tempo.

Há muitas marcas que fabricam protectores solares com ingredientes mais naturais e com preocupação pelos corais (não utilizam óxido de zinco em  nanopartículas). A marca que tenham utilizado e que estou a gostar é da Cocunat.

 

 Sugestões de produtos

*Produtos disponíveis na loja na Maceira e loja online

** Os produtos da MPL Beauty não estão disponíveis na loja online, por enquanto só na loja física.

Pele Normal/ Mista

Sabonete Argilas N3* + Tonificante Hidrolato Pepino** + Sérum Contorno Olhos Eficaz** + Sérum Facial Repara** + Protector Solar

Pele Seca/Madura

Sabonete Gama Luxúria (N10, N11, N12)* + Tonificante Hidrolato Rosas** + Sérum Contorno Olhos Eficaz** + Sérum Facial Ilumina** + Protector Solar

Pele Oleosa

Sabonete Carvão Vegetal Ativado N5/ Argila Verde N1* + Tonificante Hidrolato Pepino/Eucalipto** + Sérum Contorno Olhos Eficaz** + Sérum Facial Repara** + Protector Solar

Pele Sensível

Sabonete Argilas Cor-de-Rosa N2/Neem N4* + Tonificante Hidrolato Rosas** + Sérum Contorno Olhos Eficaz** + Sérum Facial Ilumina** + Protector Solar

Voltar para o blogue

1 comentário

Obrigada, Amanda, pela orientação tão clara sobre os cuidados a ter com a pele do rosto. Vou tê-la sempre em conta. Forte abraço. MJ

Maria João

Deixe um comentário