Sustentabilidade em produtos cosméticos - O que é que isto significa? – Serradas Sabão Original
Utilize o código promocional OMEUPREFERIDO no checkout para receber 10% desconto na compra de 3 sabonetes ou mais!! Válido nos sabonetes individuais
Utilize o código promocional OMEUPREFERIDO no checkout para receber 10% desconto na compra de 3 sabonetes ou mais!! Válido nos sabonetes individuais
Carrinho 0

Sustentabilidade em produtos cosméticos - O que é que isto significa?

Nos dias que correm ouve-se, cada vez mais, falar sobre a sustentabilidade ambiental e têm aparecido vários negócios e projetos com vista a uma pegada ambiental mais ecológica.
Há um relatório publicado em 2018, o Pink Report que, apresenta a Geração Z no topo das gerações que mais prioriza o consumo de produtos orgânicos e naturais. Por sua vez, tentam poupar o ambiente que será o seu futuro e dos seus filhos. Esta geração privilegia fatores como o preço destes produtos, se são cruelty-free e livres de BPA. Também, o Caderno de Tendências (2019-2020) menciona que a maioria dos consumidores está disposto a pagar mais por produtos sustentáveis e ecológicos.

sustentabilidade

O que é a sustentabilidade?
Na sustentabilidade, não basta olhar aos materiais que são utilizados, mas é necessário analisar a forma como os produtos são obtidos e produzidos. Para que exista sustentabilidade é necessário haver manutenção dos recursos naturais e manter um equilíbrio ecológico.
A cosmética sustentável tem por base encontrar um equilíbrio entre o sustentável, como mencionado acima, e a biodegradibilidade.
A sustentabilidade é um fator muito diferencial e competitivo nos dias de hoje para os negócios nas áreas de saúde e beleza. Não só os produtos serão menos “agressivos” ao ambiente, mas também para as pessoas, uma vez que não contêm químicos sintéticos.


Que fatores identificam a cosmética natural sustentável?

  • Ingredientes Utilizados
Os ingredientes utilizados na confeção/produção destes cosméticos são obtidos de forma sustentável e sem adição de químicos sintéticos ou matérias-primas orgânicas. Muitos dos ingredientes “tradicionais” como os óleos minerais (significa derivado do crude), colorantes sintéticos e fragâncias sintéticas são substituídos por óleos vegetais, pigmentos de origem mineral e óleos essenciais.
Todos os nossos produtos são naturais e sustentáveis, se ainda não experimentaste de que estás à espera?

  • Menor quantidade de água na produção
Sabemos que a água é um recurso natural cada vez mais escasso... Não estivéssemos nós a atravessar um período de seca a nível mundial. E como tal, tem vindo a falar-se muito na poupança de água no nosso quotidiano e em adotar hábitos que permitam um consumo mais consciente deste recurso tão precioso. Na produção dos cosméticos naturais o gasto de água é bastante menor em comparação com a produção dos cosméticos “tradicionais” e produzidos em massa.

  • Rentabilidade do produto é maior
A diferença na durabilidade dos produtos naturais é bastante significativa. Para além de nos ajudar a poupar na carteira (a curto-médio prazo) ainda poupamos muito o meio ambiente. Para teres uma ideia, 1 sabonete natural Serradas Sabão Original equivale a 1 embalagem de gel de duche, e 1 champô sólido equivale a 2 embalagens de champô líquido! Para além de que, para a “mesma quantidade” a embalagem necessária é muito menor.

  • Redução ou Extinção do uso de plástico

Todos sabemos que o uso de plásticos para fabrico de embalagens tem vindo a ser um tema muito falado nos últimos anos. A grande preocupação com os oceanos e com a saúde ambiental que o fabrico do plástico degrada, tem trazido algumas alternativas como o caso do plástico reciclado. Mas, e se pudermos não usar plástico, de todo, nas embalagens? Nos nossos produtos, todas as embalagens são sustentáveis! Não utilizamos plástico, tornando-as ainda mais originais e bonitas. Já viste o quão bonitas são as nossas caixas de transporte em cortiça prensada? E as saboneteiras em cortiça prensada? Pois é! Original, bonito e 100% natural e sustentável.

Benefícios da cosmética natural e sustentável
Como deves ter percebido ao longo deste post há muitos benefícios no consumo e uso diário de cosméticos naturais. Não só para o planeta, mas que é muito importante para mantermos o bem mais precioso, que são os recursos da natureza, como também para a nossa saúde. Ao apostarmos nestes cosméticos estamos a eliminar ou diminuir o uso de substâncias químicas sintéticas que podem ser muito prejudiciais para a saúde, e principalmente para a nossa pele.
E tu? Já apostaste no consumo de produtos de beleza e saúde naturais e sustentáveis?
Conta-nos tudo!

 

Texto elaborado por Beatriz Parada


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente


Deixe um comentário

português